domingo, 8 de março de 2015

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Já faz um tempo que eu ando fazendo bastante massa fresca pra minha família e pra começar a vender (já que os tempos andam difíceis) e faz tempo também que eu queria postar a receita aqui, mas estava meio sem paciência e sem muitas fotos. rs
O outro dia a minha tia pediu uma massa e eu fiz pra ela como uma encomenda. Foi a primeira vez q fiz pra fora, mas serviu de grande aprendizado pra futuras produções.
Além de levar na minha tia, eu testei congelar em casa também e no final o que eu achei melhor foi congelar junto com o molho e cozido já. Eu tentei congelar ele com bastante azeite e cozido também, mas na hora de descongelar deu caquinha. Alguns grudaram e não foi muito legal. Minha mãe congelou alguns sem cozinhar, soltos em uma assadeira e esse também deu certo. Só alguns que acabaram abrindo, mas foi porque eu descobri que só fechar sem nada não rola. Precisa colocar uma água pra grudar melhor a massa.
De verdade, a minha massa fresca não tem segredo. Eu faço 100g pra um ovo grande. Digo ovo grande, pq os de casa normalmente são médio e aí tenho que usar um pouco mais. Os ovos aqui de casa tem cerca de 51g. E aí caso passe um pouco do ponto, é só colocar mais farinha. Não tem muito segredo.
É importante sovar também a massa bastante até ela ficar homogênea. Você pode fazer isso na batedeira com o gancho, mas se você gosta de meter a mão na massa, eu recomendo sovar na sua bancada mesmo.
Depois de sovar é importante deixar descansar na geladeira coberta com um plástico filme por pelo menos 30 minutos. E aí em seguida abrir.
Vou te confessar. Eu acredito que dá abrir no rolo, mas vc NUNCA vai conseguir abrir a massa tão fino no rolo como na máquina de macarrão, então se você curte, eu recomendo vc comprar uma que facilita bastante a vida e eu prefiro bem mais uma massa fininha e delicada.
A receita que eu vou passar hoje deu pros 2 raviolis. Pro de frango e pro de queijo da canastra.

Massa fresca





Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 6 ovos médio
- 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:
1) Em um bowl, coloque a farinha de trigo, o sal e faça um buraco no meio. Coloque os ovos e mexa com um garfo. (Gosto de fazer essa etapa só evitar ficar com os dedos todos cheio de ovo e farinha)
2) Assim que começar a formar uma massa e ficar difícil de misturar com o garfo, coloque a mão na massa e começe a sovar.
3) Limpe bem o bowl com a própria massa e jogue na bancada e sove bem até ficar homogênea.
4) Faça uma bola, envolva com plástico filme para não ressecar e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
5) Depois de descansar, abra a massa com uma máquina de macarrão até a espessura 7 (a mais fina), lembrando sempre de enfarinhar bem na hora de abrir pra massa não grudar.

Obs.Quando eu faço macarrão normal  eu gosto de deixar ele na farinha de fubá pra ela não grudar até a hora de cozinhar. Vc pode usar farinha normal tbm, mas me ensinaram assim por isso prefiro fazer assim.

Recheio de Frango

Ingredientes:
- 4 sobrecoxas de frango
- 2 dente de alho picadinho
- 1 cebola picada em cubinhos
- 2 tomate sem casca picado em cubinhos
- Salsinha á gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
1) Coloque água na panela até cobrir o frango, tampe a panela e ligue em fogo alto. Assim que começar a chiar, deixe cozinhar por 30 minutos.
2) Retire do fogo, retire a pressão e deixe esfriar. Desfie com o auxílio de um garfo.
3) Em uma panela refogue, o alho até ficar levemente dourado, adicione a cebola e refogue até ela ficar trasnparente. Adicione os tomates e refogue mais um pouco.
4) Adicione o frango desfiado, a salsinha e tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
5) Espere esfriar e utilize para rechear o seu ravioli.

Recheio de Queijo da Canastra

Não tem muito segredo pra esse recheio. Eu gosto de ralar o queijo e fazer bolinhas na hora de colocar na massa. Você pode usar o queijo que quiser, mas dessa vez eu usei um queijo da canastra que meu irmão tinha comprado. Mas é sempre uma opção pra quem é vegetariano ou pelo menos ovo-lacto vegetariano, né. rs

Fotos:

Dica: Deixar a massa sempre no filme plástico para ela não ressecar. 



Dica que aprendi com o meu prof de cozinha italiana: A massa tem que ficar fina que você consiga enxergar a sua tatuagem! Rs Se vc não tem uma, coloque um papel embaixo! hehe
Dica: sempre enfarinhar bem a massa antes de abrir ou cortar ela pra ela não grudar. 





0 comentários:

Postar um comentário