sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, hj (sexta-feira) normalmente é um dia de bastante inspiração que normalmente a minha irmã e meu cunhado vem jantar em casa, então normalmente eu gosto de cozinhar alguma coisa diferente.
Hj infelizmente eles não vieram, mas mesmo assim resolvi cozinhar. Hj eu fiz 3 testes, mas eu vou ir postando aos poucos. Hj eu vou falar do charutinho de uva q eu fiz. Foi a primeira vez q eu fiz e eu gostei bastante. Digo primeira, pq na aula quem fez foi minha colega Julia e aí eu só comi mesmo. Rs
Lá no sacolão que eu vou de sexta (Sacolão Imigrantes) sempre tem folha de uva e eu sempre fiquei curiosa de fazer o charutinho até pq a minha familia em geral gosta bastante.
A receita na verdade é bem simples. O que determina se o charutinho vai ficar bom ou não é a folha de uva. Até que as folhas de uva q eu comprei estavam bem macias. O que eu percebi é que elas não podem ser nem muito grandes e nem muito cheio de nervos e fibras, sabe? Então eu fui tentar selecionar as menores e que pareciam mais macias.
A minha receita do Senac pra variar está errada... kkk e pra variar eu não tenho a anotação que provavelmente corrigia os erros. Na verdade eu até devo ter, mas eu acho muito mais prático pegar a receita no meu notebook do que procurar na pilha de folhas da faculdade. rs
Mas vamos a receita:

Charutinhos de folha de uva

Ingredientes:
- 120g de folha de uva
- 80g de arroz lavado (sem cozinhar)
- 240g de carne moída
- pimenta do reino, canela e sal á gosto para temperar a carne
- água suficiente para o cozimento dos charutinhos
- suco de 3 limões
- 1 cenoura média em rodelas
- 1 abobrinha média em rodelas

Modo de preparo:
1) Lave o arroz em água e escorra. Misture o arroz com a carne moída e tempere com a canela, pimenta do reino e o sal. Reserve na geladeira até a hora de usar.
2) Em uma panela coloque água para ferver pra branquear as folhas de uva. Em outro recipiente coloque água e cubos de gelos. Cozinhe as folhas rapidamente (5 seg) na água fervendo e jogue na água com gelo.
3) Coloque uma pequena porção do recheio dentro da folha de uva e enrole assim:







4) Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue as rodelas de cenoura e abobrinha. Em seguida coloque as folhas de uvas que sobrarem (vão sobrar com certeza, mas deixe as folhas maiores e que parecem mais duras para isso) para fazer uma cama para os charutinhos.
5) Coloque os charutinhos lado a lado para que eles não abram. E em seguida coloque o suco de 3 limões, água até cobrir a cama de folha de uvas e uma pitada de sal sobre os charutinhos.
6) Coloque um prato em cima para pressionar os charutinhos, coloque em fogo baixo, tampe e deixe cozinhar.

7) Cozinhe por cerca de 30min ou até as folhas estarem macias e o recheio cozido.

0 comentários:

Postar um comentário