domingo, 21 de setembro de 2014

Olá pessoas. Hoje eu resolvi fazer um post um pouco diferente e contar sobre a panela de ferro que comprei na Liberdade esse final de semana.

Na verdade como uma boa japonesa aqui em casa já teve algumas panelas de ferro, mas não foi algo que utilizei, mas sim a minha mãe. Minha mãe falava muito de uma panela de Gengis Khan que é utilizado para fazer o Gengis Khan que é um tipo de churrasquinho japa e que ela era de ferro e que se você não secasse direito a panela ela enferrujava e por isso não gostava de panelas de ferro. (Além é claro delas serem uns trambolhos e pesadas rs)
Aqui em casa a gente até tem umas chapas que eu acho que são de ferro que minha mãe utiliza pra grelhar alguns alimentos, mas eu acredito que o ferro é diferente da panela Wok que comprei na Liberdade, pq o material é bem diferente.
As grelhas de casa elas são pretas e de um material bem mais grosseira, sabe? E elas só precisam secar, não precisam ficar besuntadas no óleo. Já a que eu comprei na Liberdade ela vem lindona prateada, mas como você tem que fazer o tratamento na panela, ela vai escurecendo com o uso.
Eu nunca tinha comprado uma panela de ferro, então eu vou contar um pouco da minha experiência e pq eu decidi comprar ela.
Primeiro eu confesso que foi um puro consumismo e aquela vontade de fazer os pratos chineses no típico método stir fry na panela de wok de ferro original, sabe? Porém antes de comprar eu ponderei muito pois ela além de ser um trambolho, ela tem que ficar guardada separada e besuntada no óleo para não enferrujar. Porém eu achei uma solução muito boa para esse problema no óleo: Guardar na mesma embalagem que veio ou em um saco plástico grande no quartinho de empregada. Até pq não é uma panela que irei usar todo dia, então não precisa ficar embaixo da pia junto com as outras panelas.
Eu decidi comprar também essa panela pois ela é toda de ferro. Novamente ela tem os seus prós e contras. O principal contra dela é que o cabo é de ferro, logo ele esquenta tanto quanto a panela. Mas até q a panela me surpreendeu bastante. Ela demora bem mais pra esquentar do que eu esperava. É claro que pra fazer um prato no final ela vai estar pelando, mas só pra secar a panela, ela não chega a esquentar tanto a ponto de você não conseguir pegar ela pelo cabo. E o pró é que também ela é toda de ferro e logo ela pode ir no forno. E tá, pra que você vai querer enfiar esse trambolho no forno? Pq eu aprendi um pão indiano chamado Naan que deu super certo de assar no forno com a wok virada ao contrário e eu super queria repetir essa receita em casa.
Tá. Agora eu vou responder algumas dúvidas que eu tinha antes de ir comprar. Ela existe de diversos tamanhos. Eu comprei o segundo tamanho se não me engano. Tinha uma wok menor que na verdade ela é até melhor pra uso doméstico, porém eu só encontrei ela no Hime-ya que é uma loja na Galvão Bueno. Eu até pensei em comprar ela, mas como a gente come bastante aqui em casa eu achei que ela não daria conta. rs Porém se você mora sozinha eu super recomendo comprar essa menor até mesmo por questão de espaço. A outra questão é o cabo. Ela só tem esse tipo de cabo? E a resposta é não. Eu encontrei ela de madeira também e ela com os cabos de ferro na lateral. Como eu queria uma pra saltear, eu acabei pegando a com cabo longo.
E tá. Aonde eu encontro essas panelas da Liberdade? Bom, em praticamente todas as lojas da Galvão Bueno japonesas e as chinesas da Praça da Liberdade você encontra. Eu não vi tanta diferença de preço, porem nas japonesas tem mais opções de modelos. Eu acabei comprando na chinesa pq estava com pressa e pq eu ia pegar um monte de ingrediente Thailandês que só tem lá no Towa normalmente.
Eles vendem também a escumadeira e a concha de ferro, porém eu achei meio caro pagar 35 reais por uma concha trambolho q ia ter q deixar bensuntada de óleo e não saberia aonde enfiar. rs
Quando eu comprei eu fiquei pensando se mandava um e-mail perguntando pro meu professor como tratava a panela, mas na própria panela já vem um papelzinho:
Basicamente os passos são o seguinte:
- Primeiro você vai lavar com uma bucha macia (Jamais use aquelas esponjas de malha de aço para lavar sua panela pq se não todo o tratamento que vc fez na panela vai embora) com detergente e secar no fogo.
- Depois de seca, vc vai ralar um gengibre e só pegar o sumo dele. Eu usei um pano de prato e extrai o máximo de suco dele. Besuntei com um papel toalha a panela toda (até o cabo) e deixei 30 minutos na chama mais alta do meu fogão. Ele queimou, não fedeu pq só ficou cheirando gengibre e deixei esfriar.
- Aí eu lavei novamente com detergente a uma bucha macia e sequei novamente na chama do fogão
Como eu ia já ia usar não passei nada nela, porém se vc for guardar já é bom pegar um papel toalha e passar óleo nela inteira.
Acredite se quiser esse tratamento dela funciona mesmo como um tefflon (pq aprendi com a monitora que não existe teffal rs). É claro que você não pode jogar na panela sem óleo que é claro que vai grudar, mas você passando um óleo, mexendo bem e no óleo bem quente ela não gruda ou pelo menos não grudou nessa primeira vez que usei.
Eu irei testar mais receitas e aí vou falando nos posts da receitas como ela se comporta e se tá valendo a pena. Pq como qlqer outra coisa, só usando bastante tempo pra poder ter uma opnião formada, né.
Digo isso por causa do meu notebook. Qndo ele chegou eu me arrependi horrores pq o wifi não era tão bom quanto eu esperava e ele estava ainda meio lerdo no começo. Mas agora já comecei a gostar um pouquinho mais do bichinho e não odeio mais ele tanto. rs
Bom, vou postar umas fotos abaixo e eu estava pensando em fazer um post sobre a Liberdade. Eu percebi que quem não frequenta tanto a Liberdade como eu, não sabe aonde ficam as coisas e o que ela tem de bom a oferecer. Aì estava pensando em fazer um Guia de lá. O que acham?
Ah é! E eu esqueci do mais importante! O preço!!! EU paguei 65 reais no Towa. Porém se você não curte essas coisas mais tradicional e quer uma Wok legal de tefflon pode se preparar pra gastar entre 100 e 200 reais. Você também vai achar elas na Liberdade, mas apenas nas lojas de produtos japoneses.

Fotos:


E não, não se assustem! A sua panela vai ficar preta! Rs

2 comentários: