sábado, 2 de agosto de 2014

Olá pessoal. Hoje eu vim falar um pouco dessa delícia brasileira que é a tapioca. Não sei se vocês são leigos ou eram leigos como eu nesse assunto sobre tapioca e sempre comprava a goma pronta pois não fazia idéia de como se fazia a tapioca.
Na verdade durante a faculdade alguém me falou que era muito trabalhoso hidratar a tapioca e bla bla e por isso eu nunca nem tentei, mas aí assistindo o programa Estrelas da Angélica o chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocotó ensinou a hidratar a goma de tapioca e ainda ensinou uma coisa muito útil e legal para nós nutricionistas: Fazer tapiocas coloridas com suco de beterraba, espinafre, tomate ou até mesmo café.
Pra quem não assistiu o programa eu vou deixar ele aqui embaixo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/estrelas/v/aprenda-a-fazer-tapiocas-coloridas/3508734/

É bem legal assistir o programa pq ele ensina tudo bem direitinho.
Mas resumindo como se faz tapioca? Com um pacote de polvilho doce, água e uma peneira! Sim, simples assim! hehe A proporção que o chef usa é de 250g de polvilho doce para 130ml de água. Algumas vezes eu usei um pouco a mais pq eu achei que estava muito seco ainda, mas foi coisa de 5 ou 10ml a mais. Mas no geral a proporção dele dá certinha. Ele coloca também uma pitadinha de sal e eu gosto de colocar também pq no geral como ela salgada.
Depois de você colocar a água no polvilho é só mexer com os dedos pra misturar bem e em seguida passar por uma peneira pra ela ficar fininha. Aí é só guardar num saquinho na geladeira e ir usando aos poucos.
Na hora de preparar é importante ter uma boa frigideira anti aderente de preferencia e uma espátula pra dobrar a tapioca. Antes eu virava a tapioca pq eu achava q não cozinhava no meio, mas agora descobri que se você deixa lá no fogo mais baixo ela cozinha a parte de cima tranquilamente.
Eu fiz as tapiocas de espinafre e de beterraba e gostei bastante. A de espinafre o sabor fica bem suave, mas já a de beterraba o sabor já ficou mais acentuado e docinho é claro.
A tapioca de espinafre eu fiz um suco com as folhas de espinafres branqueadas, mas depois eu percebi q foi um grande desperdício pq eu coei e foi tudo pro lixo praticamente. Então eu recomendo fazer um suco com os talos que normalmente vão pro lixo mesmo e fazer um aproveitamento integral dos alimentos.
O de beterraba eu fiz no juicer aqui de casa e fiz com ela crua mesma. Eu não sei dizer se o liquidificador tem a potência pra bater ela crua, mas se sim é o mesmo processo do espinafre. Bater com um pouco de água, coar e utilizar esse suco pra hidratar a tapioca.
Eu super recomendo fazer em casa pois além de mais gostosa (eu achei que a tapioca hidrata em casa ficou mais crocante que a goma de tapioca comprada pronta), você faz a quantidade que quiser e não corre o risco dela mofar na geladeira. Além é claro da oportunidade de fazer tapioca de diversos sabores! =)

Fotos:








Obs. A tapioca de beterraba depois de uns dias começa a perder essa cor viva e escuresse. Eu recomendo consumir no dia que faz ou no máximo no dia seguinte. O gosto não altera, mas pra servir ficar feio, sabe? O de espinafre eu deixei bastante (uns 5 dias) e ele durou e manteve a cor.

0 comentários:

Postar um comentário