quinta-feira, 19 de junho de 2014

Olá pessoal! hehe Como nutri de formação, foi impossível em não mudar a receita do muffin pra uma versão mais integral! rs Eu utilizei a mesma receita do Muffin de acelga com queijo brie, porém eu substitui metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral e troquei o queijo brie por ricota e a acelga por alho poró e cenoura.
Uma coisa que é importante lembrar é que como o queijo dessa receita é bem menos saboroso e salgado do que o queijo brie, então é necessário colocar mais sal do que na receita original.
Eu pensei em trocar a manteiga por azeite, mas gordura por gordura que vai no forno, eu não vejo tanta diferença em trocar. A questão mesmo é de sabor. Se você gosta mais de azeite, você pode trocar, porém eu acho q a manteiga ainda deixa o muffin mais saboroso que o azeite.

Muffin integral de alho poró, cenoura e ricota

Ingredientes:
- 25g de manteiga derretida
- 150g de alho poró
- 1/2 cenoura pequena ralada
- 90g de farinha de trigo
- 90g de farinha de trigo integral
- 10g de fermento em pó
- 2 col. de sopa de queijo parmesão ralado fino
- 1 pitada generosa de noz moscada
- 175ml de leite
- 1 ovo batido
- 75g de ricota
- Sal à gosto

Modo de preparo:
1) Pré aqueça o forno a 180°C.
2) Retire as folhas do alho poró e corte em rodelas. Coloque azeite em uma panela e deixe o alho poró suar. Acrescente a cenoura e tampe a panela. Deixe eles cozinharem até ficarem macios, porém não deixem eles dourarem.



3) Em uma tigela misture a farinha, 1 col. de sopa do queijo parmesão, o sal e a noz moscada. Em outro bowl misture o leite, o ovo e a manteiga derretida.
4) Misture os secos aos molhados delicadamente e em seguida coloque o alho poró com a cenoura e esfarele a ricota (com as mãos mesmo) nessa mistura.

5) Distribua numa forma de mini muffins, sapique o resto do parmesão por cima e leve ao forno a 180°C. (Caso a sua forma seja de aluminio é importante untar com óleo e farinha antes de colocar a mistura)

6) Asse até eles ficarem dourados.

Obs. Dessa vez eu colooquei menos massa nos buraquinho pra eles ficarem mais bonitinhos. Quero ver se consigo ajustar a receita pra dar 12 muffins certinhos, pq se não sempre sobra massa pra mim e eu tenho q colocar em outro forma normal. rs

0 comentários:

Postar um comentário