segunda-feira, 16 de junho de 2014

Olá pessoal! Hoje eu resolvi testar uma receita que aprendemos em Cozinha Fria, porém como não fui que eu executei e eu gostei bastante da receita, resolvi reproduzir em casa da minha maneira. Usei a receita da apostila como base, porém mudei alguns ingredientes que percebi que no dia não deram muito certo.
As receitas tradicionais normalmente vai açúcar mascavo por isso fico aquela cor escura, mas eu não curti mto. Eu acho q perde a cor bonita da manga e por isso eu acabei trocando por açúcar refinado branco. Outra coisa foi as uvas passas tbm, troquei por uva passa branca que é menos doce. E por último como a manga estava bem madura, eu reduzi bastante a quantidade de açúcar da receita, pq a própria manga já solta bastante açúcar.
Como é a primeira vez que faço, não é uma coisa que eu consumo sempre. Mas dei uma pesquisada e no geral o chutney é servido como acompanhamento de carnes assadas. O legal dessa receita é que ela entra também pra lista de receitas vegetarianas! hehe =) Apesar de ser um típico acompanhamento de carne, eu acho q junto na salada tbm cairia muito bem.

Chutney de manga

Ingredientes:
- 1 manga pequena descascada e cortada em cubos (aprox. 230g)
- 30g de uva passa (ou a quantidade desejada)
- 1/2 pimenta jalapeño bem picadinha
- 2 dentes de alho ralado(aprox. 7g)
- 1 pedacinho de gengibre ralado (aprox. 7g)
- 50g de açúcar refinado
- 15ml de vinagre
- 1 col. de chá de cúrcuma (açafrão da terra)
- Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:
1) Separe todos os ingredientes. Misture a manga, a uva passa, a pimenta jalapeño, o alho ralado, o gengibre ralado e o açúcar. Misture bem e reserve.
2) Em uma panela coloque a mistura com a manga junto com o vinagre em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinha em fogo brando por uns 8min.

3) Tempere com o a cúrcuma, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe reduzir mais um pouco e desligue o fogo.

Obs. a consistência tem que ficar quase que de uma geleia.

Na aula a gente resfriou ele na geladeira coberto com um papel filme, mas eu acredito que ele possa ser servido tanto quente quanto frio. É legal que essa receita mistura bem os sabores. Tem um pouco de doce, um pouco de azedo, um pouco de picante e um pouco do salgado.

0 comentários:

Postar um comentário