sábado, 14 de junho de 2014

Olá pessoal! Quanto tempo que não venho postar, né. Hoje eu vim fazer um post sobre o meu bolo chiffon de chá verde. Na verdade não é só meu, pq a receita original do bolo chiffon eu aprendi no Senac com a profa. Marcela que dá aula de confeitaria básica, mas a receita de chá verde é minha.
Na faculdade a gente fez a receita inteira que rendeu um bolo bem grande. Mas como eu só tenho 1 forma pequena de bolo chiffon eu cortei pela metade a receita. E bom, pra aqueles que não sabem o bolo chiffon também tem uma forma específica que é essa daqui:
Mas Tamy, tem que usar necessariamente essa forma? Sinceramente não, mas se vc tiver ela é melhor. O bolo chiffon é um bolo muito leve e o que dá estrutura pra ele são as claras em neve. E tá. Pra que serve essa forma? Essa forma serve pra vc virar o bolo de ponta cabeça (tá vendo esses dentinhos na borda da forma?) depois de assado e ele não abaixar tanto, pq como ele é um bolo muito leve, o próprio peso dele é muito pesado e acaba abaixando um pouco o bolo. E bom, algumas experiências depois, sim o bolo fica mais baixo fazendo em uma forma normal e deixando ele descansar em cima do próprio peso, mas vai fazer uma mega diferença? Sinceramente se você bater o bolo certo, não formar glúten (o glúten é formado quando você mistura demais o bolo) e não desmanchar a estrutura das claras em neve, o seu bolo vai ficar fofinho de qlqer maneira. Talvez ele fique mais baixo do que com essa forma, mas ele continuará fofinho que é a característica principal desse bolo.
Algumas ressalvas sobre usar essa forma. Ela não é uma forma muito fácil de encontrar e nem muito barata. Digo isso pq eu só achei na Barra Doce e eu paguei 50 reais por uma forma pequena. (A monitora do meu curso disse que no Pari ou Paula Souza eu encontro tbm num preço bem melhor, mas não tive tempo de procurar). E segundo é que tem uns macetes quando você usar ela... O primeiro macete é que você não pode untar essa forma de jeito nenhum, pq se não quando você virar o bolo pra descansar ele vai descolar e cair. (Sim, aconteceu isso comigo! kkk Quem mandou não olhar as anotações da aula antes de fazer o teste. rs) E segundo que depois que você colocar o bolo na forma, vc precisa cobrir as partes que ficaram sem massa com um pouco de massa. Eu fiquei pensando sobre isso esses dias e eu acho que é pra ajudar a ele não descolar tbm, mas é bem simples de fazer. Com uma espátula você sobe um pouco das massas pelas laterias da forma e pelo centro só pra cobrir com massa os espaços da forma q não ficaram com massa.
Bom, agora chega de ladainha e vamos pra receita. Ah sim... E infelizmente vc vai precisar de uma balança pra essa receita. Todas as receitas que aprendi no curso na parte de confeitaria estão em peso e não em medidas caseiras. E sim, apesar de ser mais chatinho, esse é um jeito mais correto de se trabalhar. Principalmente em confeitaria que as medidas tem que ser certinhas.

Bolo Chiffon de Chá Verde (Bolo de 18cm de diâmetro para Bolo Chiffon - buraco no meio)

 Ingredientes:
- 75g de gemas
- 175g de claras
- 70ml de leite
- 50ml de óleo
- 85g de farinha de trigo
- 100g de açúcar
- 1,5g de fermento em pó
- 1 colher de sopa de chá verde em pó (matchá)

Modo de preparo:
1) Pré aqueça o forno a 180°C e separe todos os ingredientes.
2) Em uma panela aqueça o leite e dissolva o chá verde em pó. Coloque na geladeira ou no freezer para esfriar.
3) Na batedeira, bata as gemas com o óleo e o leite com chá verde até ficar bem espumoso.
4) Em outro bowl, bata as claras em neve a acrescente o açúcar aos poucos.
5) Misture as claras em neve aos poucos e a farinha peneirada ao líquido com o auxílio de um fuet.
6) Coloque a mistura na forma e leve pra assar.
7) O bolo estará pronto quando você enfiar um palito e ele sair limpo. (Tem outras maneiras também de você saber se o bolo está pronto. Normalmente ele começa a cheirar a casa toda quando ele está quase no ponto. Minha professora ensinou a dar uma tocadinha com a mão na parte de cima do bolo pra vc não precisar furar o bolo. Ele tem q estar firme e não mais mole.).

Obs. Vc deve misturar as claras e a farinha ao líquido delicadamente, mas não devagar. Se você demorar muito pra misturar as claras vão baixar de qlquer jeito. O importante é misturar aos pouco, mas com agilidade. Ah sim. E tome cuidado pra também não ser delicado demais e deixar umas potoca de farinha no meio! Rs Lembre sempre de peneirar a farinha que vai ajudar a não formar essas potoca no meio.

0 comentários:

Postar um comentário