sábado, 5 de outubro de 2013

Bom, dps de ir no Veloso (Melhor coxinha de SP), me inspirei e decidi fazer coxinha novamente. Pra quem não me conhece, eu andei testando umas receitas com batata e achei meio frustante. E aí q eu achei essa matéria da folha falando a receita da coxinha do Veloso e resolvi testar. Sinceramente, eu não acho q ficou igual, mas chegou quase lá! Rs
Eu sei q vc deve estar pensando, mas poxa, coxinha tem q ir batata. Mas oia, sinceramente a versão q fiz com batata eu tive q colocar muita farinha na massa, o que foi bastante frustante e ainda ele ficou horrível pra modelar! Então, massinha por massinha, eu gostei bastante dela e além de prática ela é BEEEM mais fácil de modelar.
Infelizmente o peito de frango congelado q eu comprei de 830g foi dar 350g de peito de frango desfiado, então no final acabou faltando um pouco de recheio, mas nada que uma mussarela de búfala não salvasse o resto da massa e rendesse umas ótimas bolinhas de queijo! hehe

Se você quiser ver o video, com a receita original clique aqui e assista no site da folha que ajuda bastante a ter uma noção de como fazer! =)

Então bora pra receita:

Coxinha de frango

Ingredientes:

Massa
500 gramas de farinha de trigo
1 litro de água
150g de manteiga
1 colher (sopa) de sal

Recheio
500 gramas de peito de frango cozido e desfiado
600 gramas de Catupiry
10 gramas de alho moído (1 colher de sopa)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de tempero pronto (Sazón)
Uma pitada de sal
1 colher de sopa de salsinha picadinha

Para empanar
1kg de farinha de rosca
500ml de leite
1 ovo

MODO DE PREPARO

1) Coloque a água em temperatura ambiente em uma panela e adicione a manteiga e o sal. Leve ao fogo e observe: quando começar a ferver, acrescente a farinha e mexa com um batedor de arame. A massa está pronta quando não estiver pegando nem nos dedos e nem no fundo da panela.

2) Reserve a massa por ao menos cinco minutos. Enquanto isso, faça o recheio: coloque o óleo numa frigideira e leve o alho para dourar. Adicione o frango, que vai sendo temperado aos poucos: primeiro o tempero pronto, depois o sal e por ultimo a salsinha.

3) Retire do fogo e reserve até esfriar para não derreter o Catupiry agora - a ideia é que ele derreta só quando a coxinha for frita.


4) Com o frango já frio, misture ao Catupiry. Em outra tigela, misture o ovo delicadamente com leite.

5) Na hora de montar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique na palma das mãos e depois coloque sobre os dedos. Coloque meia colher de sopa do recheio no meio da massa e segure com o dedão. Com a outra mão, faça uma meia lua e vá cobrindo o recheio com a massa e dê forma à coxinha.



6) Coloque a coxinha imersa no leite, tempo o suficiente para modelar a seguinte. Depois, passe na farinha de rosca.

7) Esquente uma panela funda com quatro dedos de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha.





8) Sirva em seguida.



Obs. O molho de pimenta é meu tbm, mas foi uma mistureba de coisas e de receitas, pq eu não fiquei satisfeita com nenhuma receita que achei na net. Mas outro dia eu posto com mais calma, até pq eu fui adicionando mta coisa no olhometro pra acertar do jeito que eu queria! Mas ele é basicamente pimenta dedo de moça sem semente, pomarola, orégano, manjericão, cravo, louro, noz moscada, salsinha, cebolinha, sal, alho e cebola! Basicamente uma ova, né? Vai coisa pra caralho, mas eu super recomendo, fica ótimo! hehe

Um comentário:

  1. Pra que ter o trabalho de fazer se vc pode comprar pronto.
    Ligue para a PAGLIAS SALGADOS CONGELADOS.
    loja virtual www.paglias.com.br

    ResponderExcluir