segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Oi Gente! Bom, como vocês sabem eu estou fazendo o meu estágio de MKT e estou testando receitas mais saudáveis e eis que surgiu a oportunidade de eu testar algo vegano. Na verdade eu não tinha nenhum intuito no começo de fazer algo vegan, mas como acabou calhando de eu querer usar o tofu, acabei testando essa receita e gostei bastante.
O nome da receita é Tofupiry, pq é um Catupiry feito de tofu. Ele é bem simples de fazer e tudo o que vc precisa é bater os ingredientes que eu vou colocar abaixo na receita no liquidificador. Minha opnião como carnívora: Comer ele sozinho eu não curti mto não. Mas é pq nem o catupiry em si eu curto pq eu acho ele mto enjoativo.
A minha opnião: Eu peguei a receita nesse blog aqui chamado Chubby Vegan. Eu gosto desse blog pq sempre tem umas receitas interessantes veganas e no geral dão certo. E aí ela falava: Ou vc pode bater tudo e guardar ou se vc quiser vc pode colocar na panela e engrossar. Eu experimentei ele primeiro sem cozinhar e eu achei o q o gosto do azeite estava muito forte, sabe? Aí eu coloquei ele pra cozinhar pra ver o que acontecia e pensando que os benefícios do azeite vão se embora quando se cozinha, eu trocaria por óleo de soja, até pq eu achei q o gosto do azeite ficou bem forte.
No quesito textura, se você quer um creme pra passar no pão, eu recomendo não cozinhar. Mas se você vai usar na pizza que nem eu, não tem problema cozinhar. A única coisa é que quando você cozinha ele, como vai polvilho azedo, ele fica com uma consistência meio de goma, sabe? Você aperta com o dedo e fica meio fofinho, q nem recheio de pão de queijo, sabe? Q vc aperta, afunda e volta! Rs Mas como eu coloquei ele no saco de confeitar pra colocar na minha pizza, a textura dele ficou bem parecido com o catupiry.
Minha recomendação: Se você é que nem eu e não está acostumada com esses gostos mais diferentes, eu recomendo vc comer o tofupiry em alguma preparação como na pizza que eu fiz ou em uma lasanha. Pq comer ele puro ainda é bem estranho pra mim. Porém junto com outras preparações você nem vai reparar que é tofu.
Eu vou postar a pizza que eu desenvolvi em etapas, pq tem a receita do tofupiry, da massa da pizza, do recheio e da montagem. E se fosse postar tudo em um só post ia ficar muito longo.
Mas bom, segue abaixo a receita:

Tofupiry (Catupiry de tofu)

Tofupiry sem cozinhar

Tofupiry cozido

Ingredientes: 

- 500g tofu firme
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva (100ml)
- 1 colher (sopa) de sal (10g)
- 1/4 xícara (chá) de suco de Limão (50ml)
- 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo (100g)

Modo de preparo: 
1) Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.
2) Se quiser engrossar, cozinhe em uma panela em fogo baixo até dar a consistência desejada.

Aonde usar:
Em pizzas! =)

0 comentários:

Postar um comentário