quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bom, hoje a receita vai ser bem simples, mas surpreendente! Durante o meu estágio eu estava procurando uma receita de ketchup caseiro para substituir o ketchup industrializado e acabei achando essa receita aqui do Jamie Oliver.
Confesso que no começo achei um pouco estranho pois ia semente de coentro e semente de erva doce, mas sabe que ficou bom?
A primeira receita que testei, mesmo dividindo a receita do Jamie na metade, ela rendeu pra caramba e ainda ficou bem apimentadinha. Então na segunda vez que eu fiz, eu retirei as sementes da pimenta dedo de moça e dividi a receita por 4 o que eu achei que foi bem melhor, pois rendeu uma quantidade mais razoável.
Então bora pra receita e pro modo de preparo:

Ketchup Caseiro


Ingredientes:
- 1 cebola média
- 2 tomates grandes (250g)
- 1 rodela de gengibre
- ½ pacote de molho de tomate
- 1 dente de alho
- ½ unidade de pimenta dedo de moça sem semente
- 20 folhas de manjericão fresco
- ½ colher de chá de semente de coentro amassadas no pilão
- ½ colher de chá de semente de erva doce amassadas no pilão
- 50ml de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de azeite
- ½ colher de chá de sal
- Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
1. Pique as cebolas em cubos e refogue com o azeite em fogo baixo até elas ficarem translúcidas. Corte os tomates em cubos grosseiramente e refogue junto com a cebola.
2. Pique o gengibre e o alho e adicione ao refogado. Coloque as sementes de erva doce, as sementes de coentro e as folhas de manjericão.
3. Corte a pimenta dedo de moça em tiras e adicione ao refogado.
4. Por último adicione o molho de tomate, o vinagre e o açúcar mascavo. Tempere com o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 30minutos até o molho reduzir pela metade.
5. Espere esfriar e  bata a mistura no liquidificador e em seguida passe por uma paneira.
6. Coloque em potes de vidro e guarde na geladeira.

Bom, agora vamos as dicas. O molho de tomate pode ser qualquer molho de tomate. A primeira vez eu usei a passata (que é aqueles molhos de tomate que vem em um vidro grande que parece vidro de leite antigo rs) e da segunda eu usei uma latinha da pomarola. Sinceramente eu acho q é um pouco indiferente, mas como a passata é mais lisinha, eu acho que provavelmente com a passa a receita renda mais. 
A minha recomendação é que você esquente o molho depois de passar na peneira até mesmo pra arrumar a consistência e pra guardar nos potes pra durar mais também. Eu não sou expert em esterelizar e nem nada do tipo, mas a técnica que eu uso é a seguinte:
Eu fervo água em uma panela grande pra colocar os potes de vidro e esterelizar eles. Não sei se tem um tempo certo, mas no geral eu deixo 1 minuto na água fervendo e depois retiro com muito cuidado.
Aí eu fervo o molho e coloco ele dentro, fecho e viro ao contrário o pote. Eu não sei se isso influencia em algo, mas todas as vezes que fiz isso ele fechou direito e formou o vácuo. Mas provavelmente o vácuo deve ter se formado pq o molho estava bem quente quando eu fechei o pote, então por isso eu recomendo esquentar o molho pra guardar pra ele durar mais! Rs
Sim! Essa é a cor do meu molho quando eu bati ele quente! Rs
Agora sobre a parte de esperar esfriar pra bater no liquidificador também é muito importante pq se você bater o molho de tomate quente ele vai ficar laranja e eu não estou brincando! haha Um belo dia eu estava fazendo molho de tomate caseiro e eis que resolvi bater o molho quente e o molho ficou laranja igual cenoura! hehe Aí dando um google na vida, descobri que isso acontece mesmo quando a gente bate o molho quente, então se você não quiser um molho alaranjado, seja paciente e espere esfriar! hehe
Outra coisa é o vinagre! EU usei o de vinho tinto, pq eu comprei pra receita, mas eu acredito que qualquer outro vinagre também deve servir! =)
Se você quiser ver o video do Jamie fazendo é bem melhor do que ver a explicação que está no site do GNT, então vou colocar aqui abaixo, pq eu acho fantástico ver ele cozinhando:

Um comentário: