segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bom e lá vou eu testar outra receita pro meu estágio! Na verdade, essa é uma receita que já conhecia, porém nunca tinha feito, apenas comido. Eu acabei fazendo essa receita pois a sardinha é um dos peixes mais ricos em Omega 3 e super baratos, porém poucas pessoas consomem pq tem muito espinhos. Ou se preparam, fazem frito igual a minha mãe faz normalmente em casa.
Pra quem não sabe eu estou fazendo estágio de experimentos com alimentos e marketing atualmente no CRNutri. E resumidamente eu tenho testado receitas mais saudáveis para poder passar pros pacientes que passam no serviço de Nutrição no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. Pq eu acho q uma boa nutri além de ensinar como deve ser uma alimentação saudável, também deve ter algumas receitas na manga pra passar pro paciente e essa é uma delas.
Essa receita além de super fácil fica uma delícia. Tudo o que vc vai precisar é de uma panela de pressão e os ingredientes q eu vou listar abaixo. Já digo desde já que os espinhos praticamente somem durante o cozimento, logo ALELUIA irmãos! Podemos comer sem engasgar com um maldito espinho! hehe
Oia q bunitinho a sardinha! =) Cheia de omega 3 e eu paguei cerca de 5 reias o kg! 
Sardinha a escabeche

Ingredientes:
- 1kg de sardinhas frescas (600g de sardinha limpa sem a cabeça)
- 1 tomate
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho picado
- ½ xícara de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara de azeite
- 2 folhas de louro
- 1 pimenta dedo de moça
- 1 colher de sopa de orégano seco
- 2 colheres de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- Cheiro verde a gosto (Salsinha e cebolinha)

Modo de preparo:
1) Corte os tomates e as cebolas em rodelas e distribua no fundo da panela de pressão em camadas.

2) Em seguida faça uma camada com a sardinha em cima da cebola e do tomate.
3) Coloque o alho picado, as folhas de louro, a pimenta dedo de moça picada sem as sementes, o orégano e o cheiro verde.

4) Coloque o azeite o vinagre e tempere com o sal e a pimenta do reino à gosto.
5) Fecha a panela de pressão e leve em fogo baixo
6) Quando a panela começar a chiar, conte 60 minutos e retire do fogo.
7) Espere esfriar e sirva.

Obs. Se você vai servir com o pão que nem, você não precisa ter todo o cuidado do mundo com a sardinha. Porém se você quer servir os filés bonitinhos no jantar, eu recomendo você retirar um por um com cuidado e na hora de montar as camadas na panela de pressão, montar com sabedoria pra ficar mais fácil de tirar dps! Rs

Dicas na hora de comprar o seu peixe:

É importante o peixe estar firme
Verifique se os olhos estão bem brilhantes
Observe se as guelras do peixe estão bem vermelinhas! 
Eu ia fazer um video de como eu limpei a sardinha, mas não achei a base do meu tripé -.- Eu aprendi hoje a fazer isso, pq no geral eu peço pro meu peixeiro limpar. Mas até que é bem simples, porém as escamas voando pra todos os lados fazem uma sujeirinha! Rs

0 comentários:

Postar um comentário