domingo, 25 de agosto de 2013

Bom, como vcs podem perceber esse final de semana estava bem empolgada em fazer coisas trabalhosas, né! hehe Pq sim, tudo que demora mais de 1 hora preparar eu acho demorado! Rs Digo isso, pq tanto a soja como grão de bico tem que ter um pré preparo no dia anterior que é deixar o grão de molho! Rs
Eu ia usar o grão de bico para fazer o tal Falafel, mas infelizmente ele não deu muito certo, mas pelo menos agora já sei aonde errar e como acertar da próxima vez! hehe Isso é só pra vcs verem que nem sempre as coisas dão certo, é q no geral quando acontece esses desastres eu fico com tanta raiva que jogo fora! XD É eu sei que não devia, mas é frustante. Desce um Gordon Ramsay em mim nesses momentos! Rs
Bom, como eu hidratei o dobro de grão de bico que ia receita no Falafel (é um bolinho de grão de bico frito), eu resolvi fazer Homus com a outra metade que é uma pasta de grão de bico que normalmente o pessoal como patê no pão. 
Normalmente quem faz o homus aqui em casa é minha mãe, então foi uma experiência nova pra mim. E ela normalmente usa grão de bico enlatado pq é mais prático e eu já usei o grão de bico que comprei na Zona Cerealista semana passada. Eu já sabia a base do homus, mas dei uma procurada na internet por algumas receitas pra ver se era isso mesmo. E no geral o pessoal só usa isso mesmo: Grão de bico, tahine, limão e alho.
Na minha versão eu também coloco cominho, páprica, salsinha e hortelã pq é assim que aprendi a fazer com a minha mãe que aprendeu com velha amiga da família. 

Homus
Ingredientes:
- 250g de grão de bico seco (que virou 682g de grão de bico hidratado)
- 4 colheres de sopa de Tahine
- 2 dentes de alho grande
- suco de 1 limão (com bastante suco rs)
- 1 colher de chá cominho em pó
- Sal a gosto

Rendimento: Pra caralho! haha Brincadeiras a parte, mas deu bastante. Deu cerca de 700g. Então se você quiser dá pra dividir a receita na metade que ainda vai dar bastante.

Tempo de preparo: Demorado, porém menos trabalhoso que o tofu ou o leite de soja! Rs

Utensílios:
- 1 processador de alimentos ou liquidificador
- A panela de pressão é opcional, porém leia o post no final! Rs

Para decorar:
- Salsinha picada
- Páprica picante
- Cominho em pó
- Azeite

Modo de preparo:
1) No dia anterior, deixe o grão de bico de molho na água para hidratar. 



2) No dia seguinte, coloque o grão de bico em uma panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. (Eu sempre conto o tempo depois que a panela pega pressão e começa a chiar)
3) Escorra o grão de bico, porém guarde a água do cozimento para adicionar na hora de bater.
Água da... ! haha Brincadeira é a água do grão de bico.
4) Em um processador, coloque o grão de bico e bata. Se necessário coloque a água do cozimento para ele bater melhor e virar uma pasta. E sim, eu disse uma pasta e não uma água! Rs

5) Adicione o o tahine, o suco de limão, os dentes de de alho picado, o cominho e o sal e bata até virar uma pasta homogênea. 

6) Coloque em potinhos e decore com salsinha picada, uma pitada de cominho e uma pitada de páprica picante. Regue com um fio de azeite e sirva.

O homus pode ser comido tanto com o pão sírio tradicional, como pode ser vir de patê para a sua torrada ou como recheio de um sanduíche! =) 
Ah sim! E se você não tem processador, dá pra usar o liquidificador também, ok? E se vc não tem panela de pressão tudo bem também. O importante é deixar de molho no dia anterior, pq daí já cozinha bem mais rápido. Se você inventar de fazer na hora sem panela de pressão, aí não rola! Rs Mas deixando de molho antes, tudo dá certo! hehe
Curiosidades a parte o grão de bico mais que dobrou de tamanho. Eu usei os 508g do saquinho e ele virou 1,364kg! Rs E daí eu usei metade (682g) pra minha receita de Homus! =)

0 comentários:

Postar um comentário