sábado, 31 de agosto de 2013

Oi pessoal! E aí tudo bem com vcs? Bom, como ontem (Dia 31 de agosto) foi dia do nutricionista, primeiramente eu queria dizer parabéns a todos os bons profissionais da área! E digo bons, pq assim como qlqer profissião, na nutrição também tem muita gente péssima! Rs Como ainda não sou nutri e nem me sinto muito nutri é meio estranho comemorar esse dia, mas fico muito feliz de ter tido contato com essa bela profissão que aprendi a admirar bastante. Eu acho que esse ano dos estágios foi o mais importante tanto pro meu crescimento pessoal como profissional, então estou muito feliz! =)
Bom, como faz tempo eu postei no meu facebook pessoal essa receita, algumas pessoas me pediram a receita e eu: Hm... então é q eu fiz a olho, então, né... E sim, confesso que não curto fazer ficha técnica, mas infelizmente para o meu estágio é necessário! Rs Então como essa receita é bem legal, diferente e saudável, resolvi fazer a ficha técnica bonitinha pro meu estágio e fazer o receituário padrão pra vocês.
Bom, então bora lá. Primeira coisa q eu preciso dizer: Vc provavelmente terá que ir na zona cerealista pra comprar esses ingredientes, pq eles não são fáceis de achar por aí. Digo isso pq eu já bati muito pé em mercado e NUNCA vi vendendo corn flakes (vulgo, sucrilhos) sem açúcar. Então essa é uma ótima oportunidade de você ir conhecer a zona cerealista que fica na Av. Mercúrio. Eu recomendo a Casa de Saron pq eu acho que das lojas é a mais bonitinha e limpa e eu adoro o atendimento de lá. Além do que eu acho que lá é aonde tem a maior variedade de produtos.
Antigamente eles tinham convênio com um estacionamento próximo, porém atualmente eles não tem mais. Então se você não for comprar toneladas de coisas, eu recomendo ir de mêtro. É só descer na estação Dom Pedro II na linha vermelha e ir andando. Eu queria explicar o caminho aqui mais é meio complicado. Então eu recomendo dar uma olhadinha no google maps.
E bom, eu não inventei essa receita e nem nada do tipo. Muito tempo atrás minha mãe comprou da irmã de uma amiga da familia essa granola salgada e eu amei. Eu não lembrava o q ia, mas só lembrava q tinha semente de girassol que na época eu não conhecia e amei. Então eu resolvi fazer a minha versão, com base no que eu lembrava e também com base em algumas receitas que achei na net. 

Granola Salgada da Tamy

Ingredientes:
- 2 xícaras de corn flakes sem açúcar 
- 2 colheres de sopa de semente de abóbora
- 2 colheres de sopa de semente de girassol
- 1 colher de sopa de semente de gergelim integral
- 1 colher de sopa de semente de gergelim preto
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 1/2 colher de chá de azeite

Rendimento: 
1 porção de 140g. 

Tempo de preparo: 
Super rápido. Não demorou nem 30 minutos pra assar e depois esperar esfriar! Rs

Utensílios:
- Forno
- Assadeira
- Papel manteiga ou tapete de silicone

Modo de preparo: 
1) Pré aqueça o forno a 180ºC.
2) Coloque todos o corn flakes, a semente de abóbora, a semente de girassol, o gergelim integral e o gergelim preto em uma assadeira forrada com papel manteiga ou use um tapete de silicone. 

3) Tempere com o azeite e o sal marinho e misture com delicadeza para não quebrar muito os corn flakes. 
4) Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até os ingredientes ficarem torradinhos.
5) Espere esfriar e sirva em cima de saladas ou se preferir como de lanche nos intervalos. 

Você pode variar a receita do jeito que você quiser. Vc pode colocar flocos de aveia, farelo de trigo, linhaça e etc...
E bom, indo nessa onda também é possível fazer a granola doce. Porém a doce você nem precisa levar no forno e muito menos colocar azeite e sal. Você só precisa colocar algumas frutas secas pra deixar ela mais docinha e já está ótima. Fica uma delícia pra colocar em cima de iogurte ou salada de frutas. 

0 comentários:

Postar um comentário