quarta-feira, 1 de maio de 2013

Olá queridos! E aí tudo bem com vcs?
Bom, como quase nunca eu faço uma receita mais diferenciada, hoje eu resolvi me inspirar um pouco na minha área que é a Nutrição. Não, eu não estou dizendo que pra vc ser saudável vc só deve comer coisas intregrais e coisa e tal, mas eu acho que ás vezes é bom a gente que é da área mostrar algumas opções que são um pouco mais saudáveis e que são tão gostosas quanto as coisas normais. Ultimamente tenho feito muito pasta em casa e eu preciso dizer que estou amando. Depois que eu descobri o espinafre, tomate, beterraba e cenoura desidratado em pó, aqui em casa tem sido o festival do macarrão! hehe
Eu ainda não cheguei a pesquisar se esses pós mantém as propriedades do alimento, mas assim que descobri conto aqui pra vocês, mas de qualquer jeito eles são muito legais pra dar uma cor e um saborzinho diferente pro macarrão. Os que eu mais gostei até agora foi o de tomate e o de beterraba! =)
Ontem como eu fui no empório Casa de Saron (Av. Mercúrio - Centro de SP), eu acabei comprando várias coisas entre elas farinha integral e o espinafre em pó. Aí hoje como é feriado aqui em SP resolvi testar uma versão integral das massas que eu vinha fazendo em casa.
Confesso que bem no comecinho qndo eu inventei de fazer massa artesanal em casa a maioria das vezes não dava certo ou ficava muito "al dente"! Rs Mas como tudo é muito treino e prática hoje em dia eu consigo dizer: Eu sei fazer uma boa massa! hehe A minha massa não vai nada mais além de ovos, farinha e sal. E pra vc nunca esquecer a proporção é sempre 100g de farinha pra 1 ovo grande, porém preciso dizer desde já que isso varia muito pois o seu ovo nunca será que nem o meu e etc...
Hoje pra receita eu usei os seguintes ingredientes para a massa:

Massa integral de espinafre
- 90g de farinha branca
- 90g de farinha integral
- 20g de espinafre em pó (1 colher de sopa)
- 1 colher de chá rasa de sal
- 2 ovos grandes

Utensílios:
- Batedeira planetária com o gancho para massa pesada
- Balança
- Máquina de macarrão

Obs. A batedeira é dispensável, porém já aviso que ela facilita muito a vida! hehe Se você não tem batedeira, pode amassar ela no muque mesmo! uhehueuhe
Já a balança eu acho importante, mas se você tiver aqueles copos de medir também serve. A máquina de macarrão eu acho importante, pois eu não sei se é possível abrir a massa tão fininha assim na mão. Tá, eu sei que é possível, mas com certeza vai demandar um MEGA trabalho.

Modo de preparo:
Na tigela da batedeira coloque as farinhas, sal e o espinafre em pó. Misture com um garfo para ficar homogêneo. Faça um buraco no meio das farinhas e coloque os 2 ovos. Ligue a batedeira no mínimo e vá aumentando aos poucos. Assim que chegar na consistência de uma massa homogênea, deixe batendo mais uns 2 minutos. Retire a massa da batedeira e sove mais um pouco na mão e adicione farinha caso esteja grudando na mesa. Enrole a massa em um plástico filme e deixe descansando na geladeira por cerca de 40minutos. Depois da massa ter descansando, retire a massa da geladeira e vá pegando aos poucos a massa pra abrir na máquina de macarrão. Deixe sempre a massa que você não vai usar coberta com plástico filme para não secar. Passe farinha caso necessário na hora de abrir a massa pra ela não grudar na máquina de macarrão. Abra até a espessura 6, passe farinha na massa para ela não grudar uma na outra e corte na espessura deseja. Eu gosto de dobrar a massa pra facilitar na hora de cortar, porém se você tem a máquina de macarrão, você pode usar os próprios cortes da máquina. Coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Assim que ferver coloque a sua massa e deixe cozinhando por cerca de 2 minutos. Retire, escorra e sirva com o molho desejado.

Dicas: 
1) Como eu disse pra vocês o tamanho do ovo sempre varia. Logo, eu sempre deixo um ovo extra batido com o garfo do lado pra usar caso precise. Como os ovos de casa nunca são muito grandes eu sempre acabo usando um pouco desse ovo extra. Não chego a usar nem metade, mas sempre uso. E tá, como vc vai saber se precisa de mais ovo. Vá batendo a massa, pare de vez enquando retire as bordas com uma espátula e deixe bater. Se você perceber que já bateu bastante e não está virando uma bola de massa homogênea (ainda tem muito farelo), vá colocando aos poucos esse ovo extra e batendo até virar uma bola que fique kickando na batedeira. Eu gosto de deixar a massa em uma consistência lisa. Logo uma massa que não esteja grudando na superfície.
2) NUNCA, JAMAIS adicione água! Quando eu era inexperiente e os ovos não eram suficientes pra dar liga pra massa, eu sempre adicionava água, porém minha massa sempre ficava meio dura. Logo se você precisar dar mais umidade a massa, coloque os ovos!!

Molho de ricota, alho poró, cenoura e tomate
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picado
- 4 chalotas (cebola pequena) picada
- 1/2 cenoura ralada
- 1 alho poró cortada em fatias
- 2 tomates cortados em cubos
- 50g de quinoa cozida
- 1/2 ricota (250g)
- 1 caixinha de creme de leite (Caso queira fazer uma versão mais light, você pode usar o creme de leite light ou fazer um bechamel com leite desnatado)
- sal e pimenta do reino a gosto
- tomilho e orégano

Modo de preparo:
E uma panela coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o tomate, o alho poró e a cenoura e deixa cozinhar. Enquanto isso massa a ricota com um garfo. Coloque a ricota, a quinoa e o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione algumas folhinhas de tomilho e orégano. Reserve até a hora de servir.

Fotos:






Quinoa cozida
Molho pronto! =)
Máquina de macarrão! =)





E bom, se você ficou curioso se a massa ficou com gosto de integral (sim, eu sei q mta gente não gosta), pra mim ela ficou parecendo massa normal. Minha mãe que não curte muita essas coisas aprovou, então fica a dica =)

Tagged: , , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário