domingo, 22 de abril de 2012

Faz um bom tempo já q eu fiquei sabendo dessa tal feira de madrugada gourmet que ia ter e resolvi que ia ir.
Porém, eu já estava com um mal pressentimento desde que começou a sair essa divulgação em massa por todas as vidas de comunicação possível. E minha teoria é: “Passou na GLOBO, FUDEU!”
Mas com espírito aventureiro e otimista lá fomos eu, Naty e mais uma amiga a Márcia na tal feira de madrugada.
Primeiro q o tal evento ferrou totalmente com o trânsito da região. Demoramos mais de 1h pra chegar lá (Pegamos desde a Av. Paulista travada já) e qndo chegamos perto da consolação, achamos um lugar maroto e paramos por lá, pq pelo visto se a gente continuasse nós íamos pegar mais trânsito, fila pra estacionar(isso se tivesse lugar), fila pra entrar e isso simplesmente não nos apetece.
No caminho encontramos alguns amigos da Naty q falaram que estavam impossível, uma fila enorme, mas a gente queria ir ver de qlqer jeito. Afinal, não ficamos mais de 1h no trânsito pra não ir até a porta.
Estava uma muvuca de pessoas mesmo. Pra passar na frente do Sal de carro estava impossível pois tinha tanta gente na rua que os carros mal conseguiam passar. Um dos motoristas q estava passando por lá estava muito indignado pois ele nem sabia do evento e só queria passar pra ir pra Av. Dr. Arnaldo e eu acredito que mtos outros milhares de motorista q infelizmente precisavam fazer aquele caminho aquela noite passaram por esse perrengue também.
Eu acredito q chegamos lá por volta da 00h30. E Jesus! Que fila era aquela. Ela estava dando voltinha no quarteirão até mais ou menos a quitanda de fruta q tem lá perto. Fomos até a entrada do Sal pra ver e estava bem muvuquinha. Me corrigo, bem muvuquinha na frente, pois lá dentro parecia tudo bem tranquilo.
Eles já tinham divulgado que iam controlar o número de pessoas que iam entram (Iam deixar apenas 100/150 pessoas entrar), mas qual é o intuito de fazer um evento sobre comida de rua na madrugada, se é em um lugar fechado? Me senti uma idiota indo nesse evento. Se era pra fazer um negócio fechado apenas para amigos, então não divulgava em massa essa porra, né?
E outra coisa que achei extremamente estúpida foi algumas comidas acabarem 1h da manhã. Como assim colega? Você programa um evento chamado feirinha da madrugada que vai até as 5h da manhã e parte da comida acaba no começo ainda da madrugada? Olha, se eu tivesse ficado na fila, conseguisse entrar e descobrisse que acabou o q eu queria comer, ia ficar realmente indignada.
Nós desistimos de ir no tal “O Mercado” e fomos lá no Sujinho pra comer pois era o lugar mais próximo e advinha. Também estava lotado! Tudo bem q a nossa espera foi rápida, mas esse evento conseguiu causar de uma forma BEM negativa na região. Cagou o trânsito e entupiu todos os estabelecimentos próximos de comida.(Pq não sei se vc foi estúpido q nem eu e deixou de comer pra comer lá e estava morta de fome também...)
E adivinha, né. Entramos no Sujinho pra comer e começou a chuviscar. Eh beleza! Ainda bem q não ficamos na fila, pois estávamos sem guarda chuva! Hehe Como o atendimento no Sujinho foi bem lerdo (Adoro a bisteca de lá, mas o atendimento pecou mto essa noite) a gente saiu lá pelas 2h30 de madrugada. Como estava mais sussa o trânsito resolvemos passar na frente do evento pra ver o movimento. E adivinha? Ainda tinha a mesma fila quilométrica (todos de capucha e guarda chuva) e eu ainda ouvi uma mulher falando q a comida tinha acabado. XD haha Então imagina a felicidade de quem estava aquele tempo todo na fila e descobre que acabou a comida.
Bom, o que eu tenho pra dizer é que eles “CAGARAM NA MISSÃO”. Eu li muitas matérias sobre o evento antes de ir e algumas delas falavam que esse evento era meio que um protesto pra permitir as comidas de rua e tal, mas meu. Q tipo de protesto é esse que vc faz no fundo do seu restaurante e controla a entrada? Como vc me divulga na grande mídia sem ter estrutura pra receber esse tanto de gente?
Só sei que foi bem decepcionante. Eu falei pra Naty, próxima vez vamos levar os meus brigadeiros gourmet e capuchas e ficar vendendo na porta, pq pelo menos a gente saí ganhando, pois tenho certeza que tinha muitos mortos de fome por lá!

* Para aqueles que não gostaram do meu post, não estou criticando a comida e muito menos a iniciativa. Não dúvido nada que a comida estava fantástica e realmente a falta de lugares para comer de madrugada é escassa até mesmo pela questão segurança. Porém eu achei q foi mal organizado. Infelizmente eu não tinha tempo de ficar 2h na fila sem a certeza q eu ia entrar e muito menos se ia ter comida lá dentro. Admiro quem teve coragem de ficar lá embaixo de chuva na madrugada, porém esse tipo de coisa não é pra mim.

Fotos:
Trânsito desde a pqp...
O cara desse Ford K q estava revoltado q queria passar apenas...
Entrada do Sal (A entrada do evento era nesse portão ao lado)
Passando de carro 2h30 da manhã e olha a galera lá ainda.
Tava menos muvuca na frente, mas ainda tinha bastante fila

Tagged: , , , , ,

4 comentários:

  1. Eu fui ao "O Mercado". Cheguei a meia-noite, saí as três da manhã e havia comida em todas as barracas. Quanto ao trânsito, mania de paulista. Pra que ir de carro qd se está numa área tão bem servida de transporte público? A divulgação foi feita apenas no Facebook, ela tomou uma proporção grande pq a mídia quis. Os organizadores nada tem a ver com isso, inclusive, ao verem a proporção que tomou, foram obrigados a limitar entrada e ter portão para que a prefeitura não impedisse o evento, coisa que fatalmente aconteceria. O Mercado não foi feito para amigos, havia famílias, senhorinhas, tudo por ordem de entrada. A iniciativa é incrível, a fila mostra como à carência de locais abertos em SP a preços módicos. Sempre que um grupo se organiza para fazer algo legal na cidade acontece isso: pessoas limitadas criticando destrutivamente. Se v tivesse entrado seu comentário seria só elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não estou criticando a comida e muito menos a iniciativa.
      Pelos comentários que eu ouvi das pessoas que entraram e comeram a comida estava fantástica.
      Eu achei a iniciativa incrível e eu realmente espero que tenham outras vezes, porém não adianta fazer um evento 1 vez por mês e não ir atrás de uma lei q regulamentize esse tipo de coisa.
      E realmente se o transporte público funcionasse de madrugada com certeza eu teria ido de tranporte público.

      Excluir
  2. Sempre que um grupo quer fazer algo legal na cidade e NÃO se organiza acontece isso: caos. Todos sabemos como São Paulo é um lugar que dispõe de transporte público farto e seguro nesse horário, e que TODO MUNDO que estava de carro na Avenida Paulista, Dr. Arnaldo e na Rua da Consolação tinha a única intenção de ir ao evento. Não tinha ninguém voltando pra casa ou indo pra balada. Não tinha ninguém que foi de ônibus no meio da rua. Tenho certeza que todos os pedestres estavam na calçada.
    O evento não foi planejado pra esse tanto de gente, o organizador disse que era pra 150 pessoas e que, pelo visto, fecharia as portas quando atingisse esse número. Se cada chef chamasse 10 amigos já dava pra fechar.
    Eu achei mesmo a iniciativa ótima, mas se o cara sabia que ia ficar gente de fora deveria ter divulgado isso também. Saiu no jornal "Segundo a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, o evento corre risco porque deve reunir milhares de pessoas em espaço sem infraestrutura. O restaurante Sal Gastronomia, na Rua Minas Gerais, tem capacidade para 150 pessoas (...) Para evitar as punições, os chefs responsáveis decidiram limitar a entrada de pessoas no local. Segundo Checho Gonzales, idealizador do encontro, as portas serão fechadas quando a lotação chegar a 150 pessoas".
    Bom... mas espero que agora que viram que o evento tem público, consigam um lugar maior pra fazer de novo, porque eu tenho certeza que a comida deveria ser ótima - inclusive por serem de 13 bons restaurantes.

    Também espero que, caso aconteça novamente, vc escreva de novo, falando sobre os pontos positivos e negativos que todo o evento tem, já que vc não é uma pessoa limitada e sabe que nada são somente flores nessa vida. Quem sabe assim ningém apareça criticando destrutivamente sua liberdade de expressão e opinião pessoal.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu ia comentar como colaboradora, mas prefiri só vir aqui nos comments mesmo.

    Primeiro, eu tenho que dizer que achei a idéia do evento fantástica. Eu realmente sou fã de carteirinha de comida de rua de qualidade e acho uma pena não termos isso no Brasil.

    Agora a questão da organização foi sim um grande problema. Transporte público existe sim, para IR. Agora, como uma pessoa em SP consegue voltar para casa às 2 ou 3 da manhã sem um transporte público? Eu deveria ficar sentada (na garoa) até às 4 ou 5 da manhã e esperar esse mesmo transporte voltar a funcionar?

    Segundo, chegar a meia noite (nós estavámos lá a meia noite) e dizer que entrou e que viu comida em todas as barracas? Você com certeza ou era amiga de algum chef ou jornalista ou apareceu por lá e encontrou algum "amigo" que estava plantado naquela fila e aproveitou a brecha para entrar. Eu vi muita gente na fila mais tarde, mesmo sob chuva (ah, e como um jornalista colocou "até valeu a pena ficar 2 horas sob chuva" - se fosse ele/a, não teria ficado tão contente com esse fato), que chegou lá e não teve o privilégio de entrar rapidinho.

    Ah...a questão da divulgação. Quem, em sã consciência nos dias atuais, diz que a "divulgação foi só por FB e ela tomou uma proporção grande pq a mídia quis"? Isso é mesmo inocência ou cara de pau? O FB, sinto informá-la, é sim bastante popularizado, e se pretende fazer algo pequeno, o FB NÃO é a ferramenta para isso! Se não quer que a mídia saia falando, mande o convite para uma algo mais seleto e a notícia passa de boca-a-boca.

    Pessoas limitadas são aquelas que não sabem encarar uma boa crítica e usam de termos como esse para tentar "desmoralizar" o autor. Opinião é própria e você pode ou não concordar, mas dar uma de "superior" é um exagero.

    Eu sou a favor de mais edições e melhor preparação. Sem essa de "não esperava algo tão grande" - eu também não esperava TANTA gente, mas dizer que se esperava 150 pessoas é quase infantilidade - ou lugar fechado sem organização, ou teremos mais edições cheio de jornalistas falando maravilhas e chefs renomados marcando presença, mas poucas pessoas "comuns" aproveitando o que deveria ser um direito, dado a intenção do tal "protesto".

    Nos arriscaremos (eu e a Leta e qualquer outro "comum" como nós) novamente, para podemos não só aproveitarmos a boa comida oferecida e prestigiar a iniciativa, mas também para avaliar se a organização aprendeu com os erros dessa primeira tentativa

    ResponderExcluir