sábado, 18 de fevereiro de 2012

As pessoas que me conhecem sabem que eu faço brigadeiros pra vender e também pra presentear as pessoas amadas, mas uma coisa que muitas pessoas me perguntam é a receita do meu brigadeiro.

Sinceramente não tem nenhum segredo. Eu peguei a receita básica da minha mãe q sempre foi uma ótima cozinheira e apenas adaptei para as minhas versões mais “gourmet”!

Hoje eu vou passar 2 receitas! A do brigadeiro tradicional e o de pistache q foi pedido pela minha amiga Bel! Rs

Primeiro de tudo q eu gosto de falar é cozinhe com o coração! Hehe Digo isso pq eu acredito fielmente que td nosso emocional(tanto ruim como bom) passa pra comida qndo cozinhamos.
Segundo! Escolha sempre ingredientes de boa qualidade e os mais frescos possíveis. 
=) Digo isso, pq todos acham que meu brigadeiro tem algum segredo e ele não tem. Eu apenas uso BONS ingredientes! Hehe

Então vamos lá. Do que você vai precisar:

- 1 boa panela -> e quando eu digo isso é de preferência uma panela grossa pq se não a chance do seu brigadeiro queimar e grudar no fundo da panela é bem alta!
- 1 espátula de silicone -> pode ser de bamboo ou madeira também, mas eu acho as de silicone mais higiênicas e são mágicas pra raspar o fundinho da panela
- Paciência e tempo! Hehe Brigadeiro é um doce que você precisa ficar mexendo o tempo todo até engrossar. E tempo eu digo uns 30min pelo menos pra cozinhar a massa! Rs E mais um tempinho pra esfriar a massa e você enrolar...

Brigadeiro Tradicional


Ingredientes:
- 1 lata de leite condesado
- ½ lata de leite (uso a medida da lata de leite condesado)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó(pode usar achocolatado também, mas eu prefiro o cacau em pó pq daí o brigadeiro fica menos doce)
- 1 colher de sopa de manteiga
- Granulado Callebaut ao leite

Modo de preparo:
1 – Como na minha receita eu uso o cacau em pó eu sempre coloco o cacau e o leite primeiro em uma panelinha e dissolvo o cacau no leite.
2 – Coloque em uma boa panela o leite condensado, a mistura de cacau com leite e a manteiga e leve em fogo alto.
3 – Cozinhe o brigadeiro misturando sempre(inclusive raspando as laterais da panela) até dar o ponto de brigadeiro.
4 – Deixe esfriar e enrole os brigadeiros com um bom granulado callebaut! =)


 Se você é iniciante ou está com medo de queimar o brigadeiro, use o fogo médio. Eu uso o fogo alto pq sou realmente impaciente e meio que já me acostumei com o ponto do meu brigadeiro, a minha panela e td mais...
Se você preferir usar um achocolatado, vc pode pular a etapa de dissolver o cacau.

E tá. Qual o ponto de brigadeiro? (Um dia eu ainda faço um vídeo com isso! Rs

Pra mim o ponto do brigadeiro é quando ele já começa a desgrudar da panela. Tá... Duh! E o q isso significa? Normalmente eu faço o seguinte:

Passo a espátula no fundo da panela fazendo um caminho. Se o caminho demorar pra ser coberto pela massa é que já está no ponto...
 Outra coisa também que eu faço é escorrer o brigadeiro pela espátula. Se o brigadeiro ainda estiver escorrendo fluidamente é pq ainda não está no ponto. Ele precisa escorrer bem devegar quase parando mesmo!

O importante é: Não se preocupe. Se você deixar o brigadeiro mole demais ou duro demais sempre existe uma solução!
Se ficar mole, vc pode comer de colher! Aham! Tem coisa melhor?
E bom, se ficar duro vc pode fazer balinhas de brigadeiro! Rs Mas eu acho difícil vc deixar passar tanto do ponto do brigadeiro e dar ponto de bala no brigadeiro! Hehe
Mas se você é uma pessoa guerreira e destemida como eu ainda existe a solução da correção. Se ficou mole demais leve de novo ao fogo e cozinhe mais até achar o tal ponto. Se ficou duro demais, volte ao fogo e acrescente um pouco de leite que o brigadeiro vai amolecer e daí vc cozinha até achar o ponto novamente...
Agora vamos pra segunda receita:

Brigadeiro de Pistache


Ingredientes:
- 1 lata de leite condesado
- ½ lata de leite (uso a medida da lata de leite condesado)
- 1 colher de sopa de pasta de pistache(eu uso da Fabbri) OU pistache torrado sem sal picadinho
- 1 colher de sopa de manteiga
- Pistache laminado ou pistache picado para cobrir

Modo de preparo:
- Coloque o leite condesado, o leite e a manteiga na panela e cozinhe até dar o ponto de brigadeiro.
- Assim que chegar no ponto de brigadeiro, desligue o fogo e acrescente a pasta de pistache e misture bem até dissolver.
- Deixe esfriar e enrole em pistache laminado ou em pistache moído.

Essa pasta de pistache você só vai achar em lojas especializadas (como a Barra Doce e Central do Sabor) e não são baratas... Digo isso pq elas vem em latas de 1kg e custam em torno de 80 reais. Eu comprei pq eu sou uma louca compulsiva e também pq eu vendo e cozinho bastante. Porém se você não for usar com tanta frequência eu acho que não vale a pena comprar.
Usar pistache moído no lugar da pasta não dá o mesmo efeito. Dá pra enganar, mas não é a mesma coisa, principalmente se falando na cor.
Todas as coisas do brigadeiro tradicional valem pro brigadeiro de pistache.
 Eu coloco a pasta de pistache no final, pq eu já cozinhei com a pasta de pistache  durante o processo todo do brigadeiro e dps qndo ele esfriou ficou uma cor bizarra. Não sei pq isso aconteceu, mas eu acredito que deva ser pq tem algum licor junto com a pasta, pq já aconteceu as mesmas coisas com os meus brigadeiros de menta e cointreau. Então sempre qndo eu coloco algo alcoolico no brigadeiro eu deixo pra colocar no último segundo pra ele não se perder tanto...


Muitas pessoas me perguntam aonde achar o tal do granulado Callebaut e outras coisas relacionado com doces (embalagens, coisas pra cupcakes, cookies, chocolate e afins) e eu conheço e vou basicamente em 2 lojas:

Barra Doce
Avenida João Castaldi. 301
Moema - São Paulo 
(0xx)11 5543-6652
--> Eles tem uma loja virtual, mas coisas mais perecíveis como chocolate e granulado vc só consegue comprar na loja da física. E outra... o frete é meio caro. Uma vez eu ia pedir uma forminha de ginger bread q estava em falta na loja física, mas estava em promoção na loja virtual, mas o frente ia sair 10x mais caro que o produto. Então watch out! E outra... Eu acho a Barra Doce mais cara do que a Central do Sabor, mas isso deve ser meio óbvio devido a localização de ambas as lojas...

Central do Sabor
Rua Paula Souza, 190
Centro - São Paulo
(11)3312-7800 ou 3328-9200
--> Eu acho que vale realmente ir na central do sabor, até mesmo pra conhecer a Paula Souza. Pra quem não sabe é um rua aonde só tem lojas de coisas pra cozinha! Bem legal pra quem curte! =)

E tá chega de falar...! Me empolguei com esse post! Rs



Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário